Tradutor

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O Dia Nacional da Educação a Distância

No dia 27 de novembro, é o Dia Nacional da Educação a Distância. Sendo uma data comemorativa estabelecida pela Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED para celebrar essa modalidade de ensino que tem crescente importância nas políticas públicas em centenas de países ao redor do mundo.

O crescimento do numero de alunos matriculados em cursos a distância é um fenômeno mundial. No Brasil, o Censo da Educação Superior 2012 registrou 1.113.850 matrículas em cursos de graduação, o que corresponde a 15,8% do total da população universitária brasileira.

 O Censo de Educação a Distância, realizado anualmente pela ABED, destaca em sua mais recente edição o montante de quase seis milhões de alunos em cursos a distância, incluídos os cursos de extensão universitária, cursos livres, educação corporativa e ofertas educacionais pelas organizações do Sistema S (SEBRAE, SENAC, SENAI, SENAT, SENARS, SESC, SESI e SEST).

A Unesco recomenda aos governos e aos poderes legislativos de seus países membros que formulem políticas públicas que permitam aproveitar o potencial das tecnologias de informação e comunicação - TIC no campo educacional, conforme a declaração final da Conferência Mundial da Educação Superior realizada em Paris, no ano de 2009.

A Educação a Distância está parcial e timidamente contemplada no texto atual do PNE, sem possibilitar o pleno desenvolvimento de todo potencial da EAD e da inovação educacional.

Viva a Educação a Distância!

Prof. Dr. Fredric M. Litto Presidente da ABED



Nenhum comentário:

Postar um comentário